Thursday, May 29, 2014

CATALUNHA EM BUSCA DA INDEPENDÊNCIA (1ª parte) Jornal de Commercio (Recife, Brasil)

TaizaBrito | Outros | dijous, 29 de maig de 2014 | 02:56h
 
 


No domingo passado (25/05) foi publicado no Jornal de Commercio (JC) matéria sobre o processo histórico que a Catalunha está vivenciando como sujeito político em busca da independência. O JC é um jornal impresso de alta circulação do Recife (Brasil) e a matéria, assinada pela jornalista Taíza Brito, ocupou a contracapa inteira, colorida, do caderno Internacional. O tema entrou na pauta da mídia brasileira  a menos de um mês do início do mundial de futebol.

Veja aqui o link (pago) ou baixe o arquivo pdf da página impressa no anexo a este post (Matéria JC completa). Publicaremos no blog o texto dividido em três partes. Como segue:





Internacional

CATALUNHA EM BUSCA DA INDEPENDÊNCIA

Publicada no JC em 25/05/2014

URNAS Catalães vão decidir se continuam parte da Espanha ou se querem um país livre

Taíza Brito
Especial para o JC

Campeã da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, a seleção da Espanha é uma das favoritas para o Mundial do Brasil. Mas ao contrário da equipe que o representa, o país europeu vive um dos momentos mais críticos da sua história. A Catalunha, comunidade autônoma com 7,5 milhões de habitantes, língua e cultura próprias e maior geradora de riquezas, prepara um referendo para decidir nas urnas se quer continuar integrando a Espanha ou constituir-se num Estado independente.

 
TaizaBrito | VilaWeb | dimarts, 27 de maig de 2014 | 02:59h



Publicado originalmente no Diário Liberdade em 26 de maio de 2014. Baseado em matéria de Vilaweb.


Soberanismo catalão cobra mais força após eleições europeias



Países Catalães
 - Diário Liberdade - Se bem um dos grandes grupos pró-independência na Catalunha – as CUP – tinha chamado à abstenção, algum eleitorado independentista foi mobilizado percebendo esta votação como uma demonstração de força perante o referendo pela independência a se celebrar em Novembro.
Ao contrário que em muitos outros territórios, a participação na Catalunha subiu 8.4 pontos, mas situando-se num ainda escasso 47%. Contudo, e tendo em conta que uma parte do eleitorado pró-independência decidiu secundar a chamada à abstenção, as forças soberanistas acumulam o 55.81% dos votos emitidos.
Isto significa que os partidos a favor de celebrar o referendo de independência e votar "sim" nele, tiram um 25% mais que as forças unionistas , ou a favor da continuidade no Estado Espanhol (mero 30%, e com alguma divisão interna).
Além de mais, uma nova força política aparecida nestas eleições, "Podem", tem declarado em campanha a aceitação da independência da Catalunha se o povo catalão assim o decidir. Desta forma, o seu 4.66% dos votos poderia ser somado ao grupo soberanista, superando o 60%.
TaizaBrito | Diário de Notícias | dilluns, 26 de maig de 2014 | 10:14h
 
 Publicado originalmente em 25/05/2014
As forças pró-independência da Catalunha obtiveram 55,82% dos votos escrutinados nas eleições europeias de hoje, mais 18 pontos que no voto de 2009, com os dois maiores partidos espanhóis a serem fortemente penalizados.
A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) foi a grande vencedora, triplicando o seu apoio eleitoral para 23,67% dos votos, ultrapassando a também pró-independentista Convergência e União (CiU) que está no Governo regional e obteve 21,85% dos votos.
Soma-se a este apoio os 10,29% obtidos pela IU-ICV.
Os resultados confirmam a crescente perda de apoio eleitoral dos dois maiores partidos, com destaque para os socialistas do PSC que venceram as eleições europeias em 2009 (então com 36% dos votos) e agora obtiveram menos de metade, apenas 14,28%.
Também o Partido Popular (PP) perdeu metade do seu apoio, caindo dos 18% de 2009 para 9,8%.
A nível nacional, a ERC integra a coligação EPDD (Espera pelo Direito a Decidir) que elege dois deputados para o Parlamento Europeu.

No comments:

Blog Archive